25/1/09

Somente 1 multa em SP por desrespeito ao ciclista

Leis não faltam para pensar e inserir o ciclista no trânsito de São Paulo. O difícil é levá-las para a realidade. Segundo o Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que "deixar de guardar a distância lateral de 1,50 metro ao passar/ultrapassar bicicleta" deve ser multado em R$ 85.

No período de dezembro de 2007 a novembro do ano passado, no entanto, apenas uma pessoa foi autuada na cidade com base nessa resolução, segundo pesquisa da Gerência de Suporte à Fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Esse número ínfimo vem a se somar a uma série de falhas nas políticas públicas que deveriam incentivar o uso de bicicletas em São Paulo - ao invés de abrir possibilidades para acidentes como o que matou a massagista Márcia Regina de Andrade Prado, de 40 anos, atropelada há menos de duas semanas por um ônibus na Avenida Paulista. Márcia, atuante nos movimentos que defendem o uso de bicicletas, sempre dizia para os amigos: "Eu não preciso nem de 1,5 metro. Se os carros dessem 20 centímetros para eu pedalar, já teríamos tranquilidade. Mas nem isso temos."

A informação sobre o número de autuações com base no Artigo 201 foi repassada pela CET no fim do ano passado a um grupo de ciclistas por e-mail, ao qual o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso. Procurada, a Assessoria de Imprensa do órgão não respondeu aos questionamentos da reportagem e também não informou como um motorista foi multado - já que os prepostos não carregam uma fita métrica para medir a distância entre carros e bicicletas.

"Parece até piada isso" , diz o presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção São Paulo, Cyro Vidal. "Não precisamos de mais leis, precisamos de conhecimento e comprometimento."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

criado por Mundo da Bike    21:09:13 — Arquivado em: Artigos, Notícias

4 Comentários »

  1. Divulgue o passeio ciclístico nudista que irá ocorrer no dia 14/03/2009 em São Paulo.

    http://wiki.worldnakedbikeride.org/index.php?title=S%C3%A3o_Paulo

    Comentário por Bruno — sexta-feira, 13 de março de 2009 @ 11:21:12

  2. A lei é ótima mas muitos nao respeitam e ainda ironizam.

    Muito bom o post.

    Comentário por Tatiana Assis — sexta-feira, 17 de abril de 2009 @ 11:47:33

  3. GOSTEI DE SEU BLOG SE POSSIVEL ENTRA NO MEU E VAMOS TROCAR LINK : http://borapedalaralagoas.blogspot.com

    Comentário por Milene Leite — domingo, 11 de março de 2012 @ 19:52:55

  4. o poder publico tem que tomar vergonha na cara e fazer ciclovia para que agente pedale com segurança e nao vim com essa de multar quem desrrespeitar de andar um metro e meio do ciclista isso e piada mesmo esses politicos que fizeram esta lei deviam estar trabalhando em um circo como palhaço

    Comentário por jose soares ferro — quinta-feira, 17 de maio de 2012 @ 14:52:06

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://mundodabike.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.