31/7/06

Dicas de Manutenção de Bikes - Suspensão !

 

Revisão de Suspensão Dianteira - Manitou Black Comp

(Se você tiver dúvidas, poderá perguntá-las através de "Comentários" deste "Post" para Guiné)

Manutenção de suspensão

Mostraremos o processo de lubrificação (abertura e fechamento) da suspensão Manitou, modelo: Black Comp 120mm; fabricação 2002.

Todos os passos servem para todos os modelos que forem hidra/coil. Já que a Manitou produz quase o mesmo sistema para todas.

Chaves e equipamentos necessários:

Allen – 2mm e 8mm;
Chave de boca 10mm, 20mm; 24mm e 27mm.
Pano para limpeza;
Copos descartáveis p/ retirada do óleo;
Papel ou jornal para não sujar o chão;
Lubrificantes (exemplo: wd-40) para limpeza rápida;
Chaves extras para auxílio de ataque: alicate de bico fino e chave de fenda fina.

  

Abertura

1º Passo – Desmontagem do "top cap" esquerdo.

Chaves: 2mm e 20mm.
Se for mola pneumática, primeiro retira o ar para facilitar a desmontagem.
Se não for, folga-se o lado esquerdo (lado da mola). Logo em seguida, retira a mola.

A chave 2mm é usada para folgar e retirar a tampa de regulagem da compressão. Depois usa a de 20mm para folgar o principal.

2º Passo – Desmontagem do "top cap" direito.

Chave: 27mm.
Desmontagem do lado direito (lado do óleo). Onde tem o pistão hidráulico. Retira o pistão e depois o fluxo do óleo.

O sistema das suspensões da Manitou não permite que o óleo fique em contato com as bengalas e hastes de metal, com isso o óleo sempre fica "novo".

3º Passo – Retirada da canela superior (Muita atenção)

Chave allen 8mm
Chave 10mm

A parte hidráulica (Allen 8mm) tem a rosca inversa para dentro. Ou seja, você apertará o parafuso e não retirá-lo.
Parte da mola (chave 10mm) rosca normal. Retirar o parafuso.

P.S. A foto da suspensão azul, representa um erro quando as pessoas tentam fazer a revisão sem experiência ou sem ler os manuais. Nela, o parafuso allen 8mm foi arrancado para fora ao invés de ser apertado.

 

4º Passo – Retirada da canela.

Não precisa bater ou puxar com força. O movimento é o mais leve possível. Com uma simples puxada elas deslizam e saem facilmente.

5º Passo – Retirada dos pistões (rod).

Chave específica (foto) ou 24mm.

Tanto o lado direito como o esquerdo são roscas normais. Folga e aperta normal. Retire-os.

A medida que você vai desmontando a suspensão, analise o uso de vida das peças:
Canelas externas e internas;
Lâminas;
Trincas nas peças;
Arruelas;
O-rings.

Toda revisão pode existir uma possível troca de peças minúsculas devido ao próprio uso, onde são encontrados em oficinas especializadas. Por isso, é sempre bom fazer revisão em lojas especializadas que tenham uma "sucata" rica para "salvamentos" de peças.

Nesta abertura foi notificada que um dos batedores (peça de borracha que ficam no final de curso como isolador) estragou. Justamente porque o proprietário da suspensão usou ela com pouco óleo.

  

Fechamento e lubrificação

Atenção na montagem para não trocar as posições dos pistões. Todo processo é inverso. Ao mesmo tempo que vai montando as peças, faz-se a limpeza e lubrificação. O aperto dos parafusos não precisa ser forte.

Coloca-se os batedores. Antes de botar as canelas, coloque a mola (lado esquerdo) para facilitar a montagem final.

Os o-rings são essenciais para não vazar óleo nas bengalas, então verifique se eles estão bem colocados. Antes de colocar os parafusos de fixação das bengalas, coloque um pingo de óleo mais grosso (20W) para isolar o contato e lubrificar as bengalas internas.
Inverta a suspensão para colocar dois PINGOS de óleo.

O parafuso inverso (chave Allen 8mm) apenas encoste no aperto. NÃO precisa forçar.
O parafuso "vedante" (chave 10mm) aperto simples.

O uso da graxa é moderada nas hastes e molas.

Colocação do óleo

Sempre deixem o retorno aberto antes de colocar o óleo.

A Manitou criou um sistema de instalação do óleo simples e prática. Com isso, qualquer um pode fazer a revisão em casa, seguindo as instruções corretas.

O nível do óleo é dosado com uma medição simples (régua fina ou trena), padrão universal em milímetros (mm).

O nível do óleo tem que está de 90mm a 100mm do óleo de dentro da bengala até superfície do "top cap". Vejam a foto para esclarecer alguma dúvida.

Com a tampa aberta, faz-se o movimento de funcionamento da suspensão para que o óleo entre no retorno e não fique com ar.

Depois disto, analise mais uma vez o nível do óleo e feche.

Para colocar a peça de ajuste de retorno externa, feixe antes o retorno e depois coloque.

Dicas importantes

Atenção para o tempo lubrificação da sua suspensão:

O piloto ou biker que freqüentemente usa suspensão tende a lubrificá-la de 3 em 3 meses.
Já o que passeia ou usa a bike em trilhas leves, pode lubrificar em 6 e 6 meses.

Esse tempo de lubrificação pode variar de acordo com o tipo de uso, mesmo sendo passeio. Por isso que é sempre bom fazer revisão na bike.

Quanto aos modelos e especificações:
Pistão Fluid Flow: garfo com 1 pistão (retorno);
Pistão TPC: garfo com trava e 2 pistões (retorno e compressão).

Fotos em destaque:

End Cap: segura toda pressão da parte hidráulica;
Peça azul: retentor que segura o óleo do retorno.
Retentor estragado porque a suspensão estava batendo o retorno (mau uso);
Retorno aberto e fechado;
Limpeza dos retentores.

Agradecimentos ao mecânico desta matéria

Gleidson Slompo de Oliveira é mecânico há mais de 10 anos. Atualmente ele trabalha na assistência técnica da Manitou: Vanguarda Sports e na oficina da Bikerspoint.

Gleidson é mecânico dos principais atletas brasileiros: Edivando Cruz, Alcides de Souza (Juninho) e Márcio Ravelli.

Valeu Gleidson! Parabéns!

criado por Mundo da Bike    22:51:07 — Arquivado em: Ciclismo, Dicas mecânicas - Fale c/Guiné

25 Comentários »

  1. TENHO UM MANITOU AXEL COMP, QUANDO FUI DESMONTALO PARA A REVISÃO COMETI O ERRO DO PASSO 3 QUE É MOSTRADO NESTA DICA DE MANUTENÇÃO,E O PARAFUSO QUEBROU ; E FICA A PERGUNTA COMO CONSIGO OUTRA PEÇA JÁ QUE É UM CONJUNTO DO SISTEMA HIDRAULICO DA SUSPENSÃO, E QUANTO ESSE ERRO VAI ME CUSTAR. VALEU GUINÉ!!!

    Comentário por Daniel Albano Costa — domingo, 6 de agosto de 2006 @ 13:36:28

  2. Kolé…

    Daniel Albano Costa

    Quebrou o parafuso que faz parte do pistão. Essa peça só vende completa. Infelizmente! Agora tem que ver se não afetou a rosca que o parafuso na suspensão.
    Aqui em Salvador-BA têm duas lojas que são especializadas e credenciadas pela Assistência técnica da Manitou: Bike Shop e Atlântico Bike. Existem outras lojas que também sabem fazer serviço deste porte.
    Essa peça custa aproximadamente R$100,00. Ainda tem o serviço: manutenção, revisão, troca de óleo e instalação.
    Bike Shop fica na Boca do Rio - 71 3230-3277 (Neto ou Thiago).
    Atlântico Bike fica em Vilas - 71 3369-0855 (Jairo ou Nilson).
    Boa sorte!

    Abraços

    Comentário por Guiné — segunda-feira, 7 de agosto de 2006 @ 12:25:37

  3. olá pessoal do mundo da bike,tenho uma suspa da rst alfafa queria fazer manutençao só que naum sei como começar queria saber q tipo de oleo vai nela e quanto de oleo se for possivel eu adradeço valeu abraços.

    Comentário por leandro manoel domingo — domingo, 27 de agosto de 2006 @ 18:50:53

  4. Kolé…

    leandro manoel domingo

    Aonde você mora?
    Eu não é recomendo uma pessoa fazer a própria manutenção da susp. sem ferramentas específicas e um conhecimento no assunto.
    Que ano é o modelo? Deve ser antiga… de 2004 eu acho.
    Alguns modelos antigos precisam de dois tipo de óleo como experimento. Ou seja, vc controla a funcionalidade dela com o óleo: mais fino ou grosso.
    A quantidade também determina este funcinalidad. Lógico q tem q seguir um padrão. Sem a tabela, vai verificando a densidade do mesmo.

    Abraços

    Comentário por Guiné — quarta-feira, 30 de agosto de 2006 @ 11:40:13

  5. preciso fazer uma revisão na minha manitou Sliver 100mm ,, gostaria de saber onde eu mandaria para executar o serviço

    Comentário por Fábio Ferregutti — terça-feira, 4 de agosto de 2009 @ 14:37:42

  6. Tenho uma suspenção Dart 2 e gostaria de saber como realizo a manutenção da mesma?
    No aguardo, muito obrigado!
    Jean

    Comentário por Jean Ricardo Casteleti — terça-feira, 27 de outubro de 2009 @ 07:03:15

  7. Gostei do tutorial, mas gostaria de saber se as aberturas na parte de baixo da suspensão, que são compatíveis com chaves Allen, têm alguma função na limpeza ou manutenção da suspensão? Tenho uma Manitou Silver, porem estou reparando uma EDGE da Spinner. Poderia me ajudar? Agradeço, Christian.

    Comentário por Christian Anthony — segunda-feira, 16 de novembro de 2009 @ 19:06:33

  8. Opa!
    COMPREI UMA MARZZOCHI JUNIOR T MODELO 2003 NA MAO DE UM AMIGO MEU, ELA ESTA COM POUCO OLEO GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ABRIR ELA E QUE OLEO EU USO

    Comentário por pedro lucas cardoso e ferreira — quarta-feira, 10 de novembro de 2010 @ 21:58:09

  9. ola boa tarde ja trabalho com manutençao e preparaçao de suspençao de moto queria fazer tambem de bike tem aoguem q vc conhece q me pode me dar curso ou dicas ?

    Comentário por vanderson — sexta-feira, 12 de novembro de 2010 @ 17:34:26

  10. como devo lubrificar uma spinner 300?

    Comentário por igor — quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 @ 20:43:30

  11. Olá, eu tenho uma RST CAPA e estou achando que ela está muito rígida, mesmo folgando o preload… Será que eu poderia deixar a suspa apenas com uma mola, ou seja, retirar a mola de um dos lados?

    Comentário por Guilherme — domingo, 13 de fevereiro de 2011 @ 23:19:59

  12. tenho uma suspensão spinner AMMO sem retentor.
    onde eu arrumo esse RETENTO pra minha AMMO???

    Comentário por Alisson Paes — segunda-feira, 26 de setembro de 2011 @ 17:44:07

  13. Olá,

    Eu tenho uma suspensão Rock Shox Tora SL e ela nao esta mais travando… como posso proceder com essa manutenção em meu equipamento?

    Muito obrigado.

    Comentário por Bruno Bê — terça-feira, 18 de outubro de 2011 @ 10:18:42

  14. eu quero muito, se posível, lógico, se vcs tem como me enformar como funciona o sistema de amortecimento do garfo de bicicleta com suspensão da marca high one, pois adiquiri um e o vendedor parece não saber muito do asunto.
    gostaria de saber por exemplo; se funciona com ólho, com molas,com elastômetro, como faser a manutenção, se tem como melhorar o sistema de vibração, pois me parece que funciona apenas para reter impáctos. o que eu comprei custou R$155,00.
    SE FOR POSÍVEL ME EMFORMA POR FAVOR. muito obrigado!

    Comentário por abraao marcos — sexta-feira, 9 de março de 2012 @ 13:21:24

  15. Tenho uma Spinner Cargo 340 150 mmm de curso e com eixo de 20 mm,Queria instrucoes para abrir ela e lubrificala ,como faco passo a passo e como devo amontar passo a passo!!!!!!

    Comentário por Fhelipe Santiago — terça-feira, 19 de junho de 2012 @ 00:45:26

  16. A minha Suspensão RST Capa T9 esta fazendo barulho o que eu faço

    Comentário por Washington — terça-feira, 26 de junho de 2012 @ 23:00:00

  17. ola,
    sou tecnico de suspenção (dianteira e traseira)
    até pouco tempo estava com uma suspenção dianteira super monster aki na oficina, e aconteceu a mesma coisa q aconteceu com o colega ai, n H da retirada do parafuzo ele quabrou ao meio, so teve uma solução, levei a peça no torneiro e ele achou um eixo da caixa de direção do caminhao 1620, dai ele torniou o eixo soldou ele e montei a suspa normalmente, a suspenção já esta com o seu terceiro dono!!! isso aconteceu a 4 anos atraz, até hj a suspenção está perfeita, só voltou aki para trocar os retentores da canela, e aproveitei para revisar o parafuzo de 48 cm q ainda esta perfeito.

    Comentário por Tarcisius — segunda-feira, 5 de novembro de 2012 @ 21:56:42

  18. To precisando de um par de retentores da Spinner Aeris 300, aonde acho esses retentores?

    Comentário por Bernard Viana — sexta-feira, 16 de novembro de 2012 @ 12:11:30

  19. tenho uma susp. da rst,espanou a rosca de um dos parafussos onde prende a pinça do disco,oq fazer para nao perder a suspençao?

    Comentário por tiago — sábado, 2 de março de 2013 @ 16:55:13

  20. EU TENHO UMA MANITOU BLACK COMP… E OS RETENTORES ESTOURARAM, ONDE CONSIGO NOVOS RETENTORES PRA ONDE ENVIO PRA REALIZAR A MANUTENÇÃO DELA. MORO EM MACAPÁ-AMAPÁ.

    Comentário por KELCIO FRAZÃO — quarta-feira, 6 de março de 2013 @ 18:05:39

  21. gostaria de saber como revisar uma suspençao a ar e oleo?

    Comentário por Gustavo Soares — segunda-feira, 24 de junho de 2013 @ 15:01:49

  22. pq vcs não postam um vídeo,fica dica .:)

    Comentário por elvis — sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 @ 15:15:24

  23. No caso de uma suspensão nova, tenho que mandar fazer uma revisão ?

    Comentário por Mauricio Castro — quarta-feira, 9 de abril de 2014 @ 12:38:34

  24. Tenho uma gts pro m5 ñ sei direito o modelo do amortecedor mais gostaria de saber como se engraxa a suspensao!!
    Tenho tdas as ferramentas!

    Comentário por isaac — terça-feira, 15 de abril de 2014 @ 21:22:50

  25. tenho uma suspensao cargo , ela quebrou o retorno estou precisando saber se e possivel achar esta peça no mercado…

    Comentário por devair — sexta-feira, 30 de maio de 2014 @ 13:38:42

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